Bem estar físico e mental...
Muitas vezes estamos vivendo de maneira tão automática que não nos damos conta do que realmente estamos fazendo e quando isso acontece deixamos de perceber o que realmente importa ou o que eu preciso naquele momento. Pois é, a escolha é nossa.
Se acordamos mais desanimados hoje, não significa que todo nosso dia deverá ser desmotivador, sem graça e sem cor. Devemos apreciar o momento presente, independentemente do que estiver acontecendo. Reforçar a todo momento o desânimo nos torna MENOS suscetíveis às mudanças, pois bloqueamos qualquer possibilidade de ficarmos em paz, de estarmos em contato com aquilo que realmente importa: Nossa Vida.
Todos nós viemos ao mundo para ser feliz e viver não precisa ser um fardo… Digo muito isso aos meus pacientes na psicoterapia, para que eles possam aprender a olhar o outro lado da situação, para que não fiquem bitolados ao acontecimento atual e esqueçam de olhar à sua volta. Olhar ao redor significa deixar de olhar um pouco para dentro de nós e olharmos o todo, como por exemplo: o dia, o momento, as possibilidades de mudança e principalmente as possibilidades de fazer-se feliz e fazer os outros felizes.
Felicidade não significa a ausência de problema, felicidade é muito além disso. É ter pouco e saber que tem o suficiente, é ter amigos e saber que tem os melhores. Felicidade é aprender todos os dias coisas novas, é olhar com simplicidade uma criança e a experiencia de um idoso e imaginar quão rico possa ser o contato desinteressado com eles. Felicidade é mais…
Caso sua resposta for positiva, entendo que voce esteja vivendo um momento pleno, como se estivéssemos ouvindo o som das ondas do mar, ou até mesmo sentindo a vibração de um show de rock… Cada um vive sua própria experiencia de felicidade. Cada um vive a sua própria intensidade. Aproveite esse momento transmitindo a você e aos outros esse sentimento tão especial que irradia a alma, mas…
Se por acaso o seu momento de vida não esteja sendo tão positivo assim, ou algum tipo de sofrimento o impeça de avançar, saiba que …” Tudo passa e menos doloroso será seu pranto hoje, caso você reconforte sua esperança no sorriso de amanhã”. Tão pura e tão verdadeira frase extraida do livro de Flávio Cruz.
É muito forte essa afirmação porém reforça o que estamos discutindo hoje: olhar para o nosso problema sob outro ângulo, sob outra perspectiva, a fim de fazer com que tenhamos a capacidade assertiva de lidarmos com nossas dificuldades sem culpar ninguém, inclusive a nós mesmos.
Lembre-se que você pode fazer e ser diferente todos os dias. É uma questão de escolha, de tentativa e de não desistência.
Mas caso você perceba que já tentou todas as alternativas aqui discutidas, sugiro que você inicie a psicoterapia, pois muitas vezes a resposta pode estar dentro de nós, mas não sabemos como acessá-la.
“FELICIDADE NÃO ESTÁ NO EXAGERO DOS EXTREMOS, MAS NO EQUILÍBRIO DO MEIO. E A SABEDORIA CONSISTE EM LEMBRAR O PASSADO, VIVER O PRESENTE E CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR EM CADA DIA” (Flávio Cruz)
Psicóloga desde 2005 e Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pela USP. Professional Coach & Leader Coach pelo instituto IAPERFOMA Atualmente, também sou pós-graduanda em Neuropsicologia pela HCFM USP.
Não quero faca, nem queijo. Quero a fome
{ Adélia Prado }