Blog

25 fev
2018

Você sabe controlar suas emoções?

Precisamos nos conhecer para saber controlar as emoções

Tive a oportunidade de falar sobre o Poder da Gestão das Emoções na minha primeira palestra no dia 23/02/18 e tive muitas perguntas referentes sobre controle das emoções.

Sabemos que as emoções básicas são aquelas que nos deparamos no dia a dia e que são mais frequentes no nosso conhecimento, são elas: medo, alegria, tristeza e raiva. Claro que existem outras tão intensas como essas tão básicas, mas vamos nos ater a estas primeiro.

É importante relatar a importância de nos conhecermos a cada dia para que o processo de controle e identificação das emoções ocorram. Não tem como eu interagir de maneira eficaz com outras pessoas e com o mundo se eu não sei quem eu sou e quais são as emoções mais desenvolvidas em mim. Acredito que a palavra certa nem seja desenvolvida, mas sim quais as emoções mais intensas que vivencio em minha vida. Dessa forma eu consigo aprender a enxergar um pouco para dentro de mim e a identificar aspectos da minha personalidade e quais comportamentos meus, interferem ou favorecem determinadas emoções.

Pois bem, devemos pensar sempre que: quando uma situação ocorre seja ela boa ou ruim, eu tenho várias maneiras de dar significado a ela, posso dar a intensidade e a importância que eu quiser, porém sabendo que essa é uma decisão minha, deve ficar claro para mim também que terei consequências boas ou ruins por conta da minha decisão.

Falar sobre controle de emoções é um assunto gigantesco pois envolve a vida particular de cada um, envolve experiências vividas e escolhas tomadas, mas se formos escolher um tópico desse universo chamado emoção, podemos falar sobre o controle sobre elas.

Vamos lá: Você conseguiria assumir o posto de um controlador de voo nesse exato momento? Claro que não, nem eu conseguiria. E a resposta é tão simples e rápida porque todos nós sabemos que para assumir essa função deve-se ter Conhecimento técnico e muito estudo, afinal de contas, não deve ser nada fácil controlar a tantos aviões chegando e saindo nos aeroportos. Então… E se eu não conheço como as emoções interagem dentro de mim, eu também não estou pronta para controla-las! Faz sentido para você?

Para e pense no papel que cada emoção, que cada sentimento está fazendo na sua vida. As emoções estão criando impulsos destrutivos a ponto de você tomar decisões erradas por raiva, por exemplo? Ou a emoção está fazendo com que você perca oportunidades de interagir com o mundo e com as pessoas por medo de ser julgado?

Pense nisso! Chegou a hora do autoconhecimento, chegou a hora de ser feliz!

 

a autora

Geise Aline de Almeida Silva

Psicóloga desde 2005 e Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pela USP. Professional Coach & Leader Coach pelo instituto IAPERFOMA Atualmente, também sou pós-graduanda em Neuropsicologia pela HCFM USP.

sobre mim

Não quero faca, nem queijo. Quero a fome

{ Adélia Prado }

Newsletter

Inscreva-se em nossa news e fique sempre atualizado.

Inscreva-se

Outras Postagens